
Em telefonema com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou nesta sexta-feira (11) apoio e solidariedade do Brasil na questão da Groenlândia. A região vem sofrendo ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pretende anexar a ilha ao país norte-americano.
Para Trump, a localização da Groenlândia seria estratégica, podendo beneficiar aos EUA em questões relacionadas ao militarismo, além de ser uma região abundante em recursos de petróleo, gás e minerais.
Lula e a primeira-ministra também conversaram sobre o contexto geopolítico atual e ambos concordaram com a importância da defesa dos princípios do multilateralismo, especialmente no que diz respeito ao livre comércio.
Durante a conversa, que durou 40 minutos, Lula reforçou o convite de Frederiksen na visita ao país no segundo semestre, tanto para participar da COP30 quanto da Cúpula Brasil-União Europeia, cuja data ainda será definida.
Segundo o governo, os representares “manifestaram a determinação de trabalhar juntos pela finalização do acordo Mercosul-União Europeia, sobretudo tendo em vista que o Brasil estará na presidência do Mercosul no segundo semestre e a Dinamarca na presidência rotativa do Conselho da União Europeia”.
Investimento no Brasil
Uma empresa farmacêutica dinamarquesa anunciou a expansão dos negócios no Brasil, com investimentos de R$ 6,4 bilhões. O anúncio foi feito em evento realizado nesta segunda-feira (7), em Montes Claros (MG), com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin.
“Esse senhor [Lars Fruergaard Jørgensen, CEO da farmacêutica fabricante do Ozempic] que veio fazer investimento de R$ 6,4 bilhões acredita que esse país tem todas essas condições para fazer isso. E, além disso, esse país é o único com mais de 100 milhões de habitantes que tem uma coisa chamada SUS [Sistema Único de Saúde], que é o mais importante programa de saúde que tem um país do mundo. E é o maior comprador de remédio. Então, é por isso que eles estão aqui”, afirmou.
Share this content: